Instabilidade do Ombro.

O que é Instabilidade no Ombro? A instabilidade no ombro é uma condição crônica que causa dislocações (luxações) frequentes da articulação do ombro.

Causas de Instabilidade do Ombro: Uma luxação ocorre quando a extremidade do úmero (porção esférica) se desloca/desencaixa parcial ou completamente da glenoide (porção de soquete) do ombro. Um deslocamento parcial é chamado de subluxação, enquanto um deslocamento completo é chamada de luxação.

Fatores de Risco da Instabilidade no Ombro: Os fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver instabilidade no ombro incluem:

  1. Luxação(deslocamento) prévia.
  2. Prática de determinados esportes com movimentos acima da cabeça, como lutas, natação, vôlei por exemplo.
  3. Ligamentos frouxos no ombro ou uma cápsula do ombro lesionada.

Opções de Tratamento para Instabilidade no Ombro:

Tratamentos Conservadores para Instabilidade no Ombro: O objetivo do tratamento conservador para instabilidade no ombro é restaurar estabilidade, força e amplitude de movimento completa. As medidas de tratamento conservador podem incluir o seguinte:

  1. Redução fechada: Após uma luxação, o médico ortopedista tem que muitas vezes manipular a articulação do ombro, realinhando-a para a posição adequada. A cirurgia pode ser necessária para restaurar o alinhamento normal, dependendo do caso.
  2. Medicamentos: Analgésicos e anti-inflamatórios não esteroides podem ajudar a reduzir a dor e o inchaço após uma luxação do ombro.
  3. Repouso: Descansar o ombro lesionado com o uso de uma tipóia e evitar atividades que exijam movimento acima da cabeça pode ajudar a reduzir as chances de dor ou novas luxações. Uma tipoia pode ser usada por 1 semana para facilitar a cicatrização.
  4. Gelo: Bolsas de gelo devem ser aplicadas na área afetada por 20 minutos a cada hora (4-6x ao dia).

 

Cirurgia para Instabilidade no Ombro: Quando as opções de tratamento conservador falham em tratar a instabilidade no ombro e episódios de luxação são recorrentes , pode-se recomendar a cirurgia de estabilização do ombro. Essa cirurgia é realizada para melhorar a estabilidade e a função da articulação do ombro e prevenir luxações recorrentes. Pode ser realizada por artroscopia ou por via aberta, dependendo de cada caso.