Síndrome do Impacto do Ombro.

O que é o Impacto no Ombro? O impacto no ombro é um termo que abrange causas de inflamação dos tendões da articulação do ombro. É uma das causas mais comuns de dor no ombro e também é conhecido como tendinite do manguito rotador.

Causas do Impacto do Ombro: O impacto afeta principalmente pessoas jovens e de meia-idade que praticam atividades físicas que exigem movimentos repetidos do braço acima da cabeça. A dor pode ser causada por bursite (inflamação da bolsa sinovial) sobrejacente ao manguito rotador ou tendinite do próprio manguito. Em algumas circunstâncias, uma ruptura parcial do manguito rotador pode causar dor.

Sintomas do Impacto do Ombro: Indivíduos com impacto no ombro podem sentir dor intensa em repouso e durante atividades, fraqueza no braço e dificuldade em levantar a mão acima da cabeça.

Diagnóstico do Impacto do Ombro: O diagnóstico envolve inicialmente o exame físico, onde são verificadas as possíveis reduções de movimento do ombro afetado bem como os testes clínicos específicos. Raios-X, ultrassonografias e ressonâncias magnéticas (MRI) podem ser solicitados para visualizar a lesão e a inflamação.

Opções de Tratamento para o Impacto do Ombro:

Tratamento Conservador (Não Operatório): O impacto do ombro pode ser tratado com repouso, aplicação de gelo, medicamentos anti-inflamatórios e evitando atividades que envolvam o ombro. A fisioterapia geralmente é recomendada, e infiltrações (injeções) de esteroides podem ser administradas se a dor persistir.

Cirurgia para o Impacto do Ombro: Em casos em que o tratamento conservador é pouco resolutivo, pode ser indicada cirurgia. A cirurgia artroscópica é recomendada se os tendões do manguito rotador estiverem lesionados ou para remover as protuberâncias ósseas.